quinta-feira, 27 de março de 2008

Estudo sobre o filme "O Sorriso de Monalisa"


Centro Universitário do Distrito Federal - UniDF
Instituto de Cooperação e Assistência Técnica – ICAT


Relatório/Síntese
O Sorriso de Monalisa

A – Tendências Pedagógicas Identificadas

Alunos – Mulheres envolvidas por um contexto social extremamente machista, onde sociedade, família e escola primam por uma educação determinista, sistemática e repressora, impondo tradição e métodos que reprimem a reflexão, o questionamento, o senso crítico e a capacidade criativa.
Mulheres que assumem um papel pré determinado por líderes educacionais respaldados pela igreja e pela família, em forma mulheres cultas e prendadas para assumir seu papel de mãe de família.


Professor – O corpo docente igualmente influenciado pelo contexto social da época, revelando passividade no processo educacional, sendo meros transmissores de conteúdos programáticos, onde a maior preocupação é a manutenção do posto em uma instituição conceituada. Todavia, a postura social e o discurso conformista se contrapõe as comportamento permissivo, traduzido na postura do professor de língua italiana.
Observamos, porém, uma professora com uma formação liberal que representa os primeiros passos feministas que aconteciam à época. Com uma tedência, claramente progressista, extrapola o papel de simples transmissora de conteúdo. Com intervenções informais, atividades extra-classe, convivência pessoal, envolvimento além da relação formal professor x aluno, numa tentativa de favorecer a expressão dos conflitos pessoais, anseios reprimidos e propiciar uma progressiva libertação.



Família - Com um papel importante para a manutenção do regime autoritário, respaldando e apoiando o sistema repressor e inibidor de inovações e quebra de paradigmas, sendo co-partícipe da formação de alunas altamente cultas, porém socialmente reprimidas, pessoalmente insastisfeitas, petulantes, arrogantes e agressivas...


Direção – Extremamente aoutoritária e inibidora de de qualquer postura que interfira nas tradições intocáveis, tendo como objetivo a formação das elites aristocráticas a todo custo, ainda que ciente do falso moralismo que permeiam a sociedade da época. Com um sistema inflexível que elimina seus opositores.


Momentos de ensino e de aprendizagem mais significativos - A tendência progressista da protagonista remete a momentos de quebra de paradigmas que mostram resultados surpreendentes, onde a ausência temporária do programa pré estabelecido leva ao raciocínio, discussão, estímulando o pensamento e a capacidade crítica. Isto refletido na discussão sobre se a arte é feita somento por nomes consagrados. Quanto aos conteúdos, são assimilados com facilidade, o novo e progressista ficou por conta de reflexões que a professora estimulou, associando conteúdo a decisões para a vida, que não abalou a estrutura tradicional, mas lançou “sementes” de reflexões iniciando um processo de mudanças, que entendemos lento por se tratar de transformação de mentalidades o que requer tempo para se colher resultados significativos.


Contribuição para a docência superior – A busca do conhecimento é imprescindível, é uma atividade intríseca ao ser humano, porém está evidenciado que não deve estar baseado no simples acúmulo de informações, mas sim, numa reelaboração mental que deve surgir em forma de ação criativa, sobre o mundo social. A professora progressista, mostrou como contribuir para a esta revolução, sem guerra, sem uma postura beligerante e mobilizadora. Simplesmente estimulando o pensamento, a reflexão e a criatividade, associando conhecimento intelectual à sensibilidade e sentimentos que levam a decisões na condução da vida, e busca inserir no aluno a percepção que podem conduzir suas vidas e interferir no processo evolutivo e constante da sociedade.



Destaques:

A proposta progressista de levar ao pensamento crítico, ao questionamento, à criatividade não isenta o domínio de conteúdos necessários à formação correspondente.

As verdades absolutas não podem fazer parte de nenhum processo educacional. Pois às diversas tendências pedagógicas que passam por reflexões de estudiosos merecem avaliação para aplicação em determinado contexto.


Importante ressalvar o cuidado e o respeito pela posição contrária ao nosso julgamento.


Reflexão sobre determismo é importante para inserção de mentes libertadoras.


Convicção e idealismo do docente é essencial, a fim de não perder sua identidade profissional, nem cair na dissimulação.


O envolvimento além do conteúdo é aceitável, respeitando-se o limite imposto por ambos os lado, sendo o objetivo sempre a interferência no crescimento do intelecto e da pessoa.



Curiosidades:

-Hillary Clinton – Foi aluna do Wellesley College
-Primeiros passos feministas
-Difícil contexto para implantação de mudanças
-Cosmovisão delimitada
-Estereótipos e paradigmas inculcados pelo sistema educacional tradicionalista

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